A OpenAI acaba de anunciar o lançamento do SearchGPT, o protótipo de um buscador feito para revolucionar a forma como as pessoas pesquisam informações na Internet.
Muitos, e eu me incluo nesse grupo, em rodas de amigos quando alguém está com uma dúvida, falava: “Ah, pergunte pro Google!”. E de uns tempos pra cá, as pessoas estavam usando o Google como uma espécie de oráculo, em busca de respostas para suas dúvidas. O Google não foi feito para isso. Ele é um buscador que indexa sites, com base em palavras-chave, de um modo mais inteligente que seus concorrentes. E neste seguimento de buscas, o Google ainda é líder.
Estamos prestes a conhecer de fato um buscador que nos traga respostas certeiras e não apenas resultados com base em palavras-chave que digitamos no campo de busca?
O SearchGPT
Esta ferramenta combina os recursos avançados dos modelos de IA da OpenAI com dados da Internet em tempo real para fornecer aos usuários respostas rápidas, precisas e úteis.
Inicialmente, o SearchGPT estará disponível apenas para um grupo pequeno de usuários e editores para feedback, com planos de integrar seus melhores recursos ao ChatGPT.
Feito para dar a você uma resposta
O SearchGPT visa simplificar a vida de quem se depara muitas vezes com aquela dificuldade encontrar informações relevantes na Internet. Os métodos de pesquisa tradicionais exigem várias tentativas e esforço para produzir algum resultado valioso.
A ferramenta aborda isso fornecendo informações atualizadas diretamente da Internet, com links claros para fontes que sejam realmente úteis para o que está procurando.
O processo de procurar por alguma informação é basicamente uma conversa que se baseia no que precisa encontrar, algo muito parecido quando se está conversando com uma pessoa que entende mais que você sobre determinado assunto.
Parceria com editores e criadores de conteúdo
A OpenAI está comprometida em promover um ecossistema próspero de editores e criadores de conteúdo. Ao destacar um conteúdo de alta qualidade em uma interface de conversação, o SearchGPT ajuda as pessoas a descobrir sites, oferecendo mais opções na pesquisa.
Essa iniciativa visa aprimorar o papel tradicional da pesquisa como uma ferramenta fundamental para editores e criadores alcançarem seu público.
Melhorando o engajamento dos editores de conteúdo
O SearchGPT foi feito para ajudar os usuários a se conectarem com os editores de conteúdo, citando-os e destacando-os nos resultados da pesquisa. As respostas apresentam a autoria e links claros, em linha e nomeados, permitindo que os usuários se envolvam rapidamente com mais resultados exibidos em uma barra lateral com links.
A OpenAI fez parceria com editores para construir essa experiência e continua buscando seus comentários.
Além do protótipo SearchGPT, a OpenAI está lançando ferramentas para que os editores gerenciem sua aparência no SearchGPT, dando-lhes mais controle sobre seu conteúdo.
É importante ressaltar que o SearchGPT se concentra na pesquisa e é separado do treinamento do modelos de base de IA generativa da OpenAI. Os sites podem aparecer nos resultados da pesquisa mesmo se optarem por sair do treinamento de IA generativa.
A empresa tá animada para aprender com este protótipo e por compartilhar descobertas com os editores e criadores de conteúdo. Com o SearchGPT, a OpenAI estará pronta para redefinir o cenário de pesquisa, tornando-o mais eficiente, envolvente e melhor para usuários e criadores de conteúdo.
Créditos:
https://gbhackers.com/openai-launches-searchgpt-prototype/
Créditos da imagem usada na capa do post:
https://www.theguardian.com/business/article/2024/jul/25/openai-search-engine-searchgpt
Mais notícias sobre o ChatGPT:
https://www.canalhacker.com.br/2023/03/30/o-chatgpt-pode-ser-um-perigo-para-a-ciberseguranca/