Parceria bilionária entre Omnia, Casa dos Ventos e potencial cliente ByteDance promete transformar o Ceará em hub de dados global.
Prepare-se para um choque de realidade digital! O Porto de Pecém, no Ceará, está prestes a se tornar o epicentro de uma revolução tecnológica com a construção do maior data center individual do Brasil. A Omnia, plataforma de infraestrutura do Patria Investimentos, em colaboração com a Casa dos Ventos, está investindo pesado - cerca de R$ 50 bilhões - para transformar o local em um gigante do processamento de dados.
Especula-se que a ByteDance, a gigante chinesa por trás do TikTok, será o principal cliente desse megaempreendimento. Imagine a quantidade de vídeos e informações que poderão ser processados e distribuídos a partir desse centro! As obras estão programadas para começar ainda em 2025, com previsão de operação para 2027. Rodrigo Abreu, CEO da Omnia, não esconde o entusiasmo:
"Este passa a ser o primeiro voltado para exportação (de dados) no país Ele inaugura de fato a vocação que o país tem no setor por conta da disponibilidade energética, localização privilegiada e conectividade internacional de fibra ótica" - disse Rodrigo Abreu, CEO da Omnia.
Com um consumo energético de 300 megawatts (MW), este empreendimento não é apenas grandioso em tamanho, mas também em visão. O governo brasileiro, inclusive, já deu o aval para que o data center opere na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, facilitando a exportação de dados e impulsionando a economia local. A meta é ambiciosa: atrair R$ 2 trilhões em investimentos para o setor nos próximos dez anos.
Lucas Araripe, diretor executivo da Casa dos Ventos, vislumbra um futuro promissor para Pecém:
"Estamos vendo evoluir em Pecém um dos principais investimentos privados no Brasil nos próximos anos, vai requerer mais recursos do que qualquer outra coisa em infraestrutura" - disse Araripe.
A Casa dos Ventos está investindo pesado na construção de novos parques eólicos, garantindo que o data center seja alimentado por energia limpa e renovável. Um sopro de sustentabilidade em meio à era digital!
Além de energia renovável, o projeto se destaca pelo baixo consumo de água, um recurso precioso em nosso país. A tecnologia de reuso será empregada para minimizar o impacto ambiental, mostrando que é possível aliar inovação e responsabilidade.
O Brasil está se posicionando como um hub de dados global, e o Porto de Pecém é a porta de entrada para essa nova era. Prepare-se para um futuro cada vez mais conectado e digital!