S&P 500 e Nasdaq lideram perdas em dia de aversão ao risco.
Em um dia marcado por forte aversão ao risco, as bolsas de Nova York fecharam em queda expressiva nesta terça-feira, refletindo o temor dos investidores em relação ao setor de tecnologia e o tombo das ações de companhias aéreas. O índice Dow Jones, referência do mercado americano, recuou 0,53%, atingindo 47.085,24 pontos. Já o S&P 500, que reúne as maiores empresas listadas, cedeu 1,17%, fechando em 6.771,55 pontos, enquanto o Nasdaq, índice que concentra as empresas de tecnologia, liderou as perdas com um recuo de 2,04%, chegando a 23.348,64 pontos.
O desempenho negativo do setor de tecnologia pesou sobre os índices, com investidores demonstrando preocupação em relação ao futuro de empresas como a AMD. Apesar de ter superado as estimativas de receita para o quarto trimestre, com uma projeção de US$ 9,6 bilhões, as ações da AMD recuaram 1,37% no after hours em Nova York. O guidance da empresa não incluiu as remessas do GPU AMD Instinct MI308 para a China, o que gerou incertezas no mercado.
Em contrapartida, o Itaú (ITUB4) reportou um lucro de R$ 11,9 bilhões no terceiro trimestre, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, em linha com as expectativas do mercado. O banco divulgou seus resultados nesta terça-feira, demonstrando a resiliência do setor financeiro em meio à turbulência do mercado.
O cenário de aversão ao risco em Nova York é um reflexo da incerteza dos investidores em relação ao futuro da economia global e das tensões geopolíticas. A cautela deve continuar ditando o ritmo dos negócios nos próximos dias, com os investidores buscando segurança em ativos mais conservadores.