Adolescente é preso nos EUA por hackear empresas de telecom
Operação do FBI prendeu membro do grupo de crimes cibernéticos Scattered Spider. O rapaz resolveu abrir o bico sobre como a coisa funciona.
Perseguir membros do Scattered Spider, o grupo de crimes cibernéticos conhecido por hackear grandes empresas utilizando técnicas de engenharia social, tem sido o objetivo principal da polícia americana nos últimos meses. Recentemente O FBI efetuou uma nova prisão, neste caso, de um hacker de 19 anos que mora em Fort Worth, Texas.
Remington Goy Ogletree é acusado por fazer parte de uma operação de phishing que ocorreu de outubro de 2023 a maio do ano passado, quando, de acordo com a denúncia, conseguiu obter credenciais e acesso não autorizado a duas empresas de telecomunicações e um banco nacional com sede nos EUA. Ele então roubou dados, incluindo chaves de API e criptomoedas, e vendeu acesso a outros agentes de ameaças na Dark Web, de acordo com a acusação.
Ele também é acusado de sequestrar uma das plataformas de telecomunicações para enviar cerca de 8,5 milhões de mensagens de phishing em uma tentativa de roubar criptomoedas. Ogletree também supostamente usou uma rede de telecomunicações hackeada para enviar mensagens de phishing a funcionários de uma instituição financeira não identificada com a intenção de roubar suas credenciais. A denúncia do FBI acrescentou que Ogletree invadiu uma segunda organização de telecomunicações para enviar mais 140.000 mensagens de texto fraudulentas de phishing.
Suspeito revela detalhes sobre a rede de crimes cibernéticos do Scattered Spider
Depois de ser preso em fevereiro, Ogletree admitiu fazer parte do grupo de hackers Scattered Spider.
"Conheço os principais membros do Scattered Spider", disse Ogletree aos policiais. "Qualquer atividade envolvendo empresas infectadas por ransomware... que não seja relacionada a criptomoedas, serão eles."
Ele continuou dizendo ao FBI que o Scattered Spider prefere mirar em empresas de terceiter como alvo organizações de terceirização de processos de negócios (BPO), "porque as empresas de terceirização têm menos segurança." Ele também disse à polícia que o Scattered Spider já comprometeu cinco das principais empresas de BPO, explicou a denúncia.
O grupo de ameaças Scattered Spider é bem conhecido por recrutar jovens falantes nativos de inglês para ajudar a executar esquemas descarados de engenharia social para roubar credenciais de login de funcionários. Algumas das violações mais infames do grupo incluem os ataques de ransomware de cassino do ano passado no Caesars e no MGM Resorts.
O FBI continua prendendo membros do Scattered Spider
Esta prisão é mais recente de uma série de operações do Scattered Spider. Há apenas alguns meses atrás, outros membros do Scattered Spider foram presos e acusados de vários crimes cibernéticos; quatro deles são americanos.
Em junho passado, um britânico de 22 anos foi preso pela polícia espanhola por sua conexão com o grupo de criminosos e foi encontrado com o controle de mais 27 milhões de dólares em Bitcoin. E em julho, um jovem de 17 anos foi preso no Reino Unido por sua relação com o grupo.
As prisões são boas notícias. No ano passado, a polícia foi criticada por não se esforçar em impedir que o grupo Scattered Spider cometesse mais crimes cibernéticos.
O FBI conseguiu capturar Ogletree por meio de uma falsa operação de lavagem de criptomoedas chamada "Cash Service". Quando ele se envolveu na operação de fachada para converter criptomoedas roubadas em dinheiro, eles conseguiram localizá-lo e efetuar a prisão, de acordo com a denúncia.
Mais uma vez tive a oportunidade de publicar um texto na Gazeta do Povo, um dos poucos veículos nos dá espaço para colocar um ponto de vista de quem realmente opera no campo da segurança pública. Ajude a manter esse canal aberto, confira o meu artigo e considere se tornar assinante.
QUANDO O TRÁFICO MATA, ONGs DE DIREITOS HUMANOS SILENCIAM
Engajadas na luta pelo desarmamento da população e pela criação de um ambiente de paz social e respeito à vida, essas entidades deixam de condenar, em seus manifestos ou nas pregações para a mídia, as verdadeiras forças que oprimem e matam negros, pobres, ricos ou qualquer pessoa que se levante contra seu domínio
https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/quando-o-trafico-mata-ongs-de-direitos-humanos-silenciam/?shareToken=eyJhbGciOiJIUzI1NiIsInR5cCI6IkpXVCJ9.eyJpYXQiOjE3MzQ4MjU5MjUsImV4cCI6MTczNzQxNzkyNX0.tRrdkoKbSlQZkIFzKjFipQhxfWTAkL7gxmDCLHjih3I