Cyberstorm, um livro de tirar o fôlego!
Em meados de 2015 escrevi um review deste livro em um antigo projeto que eu tinha. Quase 10 anos depois, Cyberstorm, de Matthew Mather continua mais que atual.
Vivemos em uma época conectada, onde dependemos da tecnologia (e depositamos a confiança nela) para praticamente tudo. Quando fazemos o pagamento no supermercado, mediante a apresentação de um cartão, informações trafegam por vários servidores até chegar ao seu banco, que validará se a sua conta possui saldo, informando então se a compra foi autorizada.
E se de uma hora para outra, as redes utilizadas pelas operadoras de cartão de crédito/débito parassem de funcionar? Certamente geraria um grande transtorno, MAS, a vida ainda seguiria o seu rumo.
Agora pense na seguinte infraestrutura existente em qualquer país: fornecimento de água, eletricidade e gás. Esta infraestrutura funciona utilizando tecnologia, que por sua vez possui recursos de conectividade com redes de computadores. Boa parte dos modelos mais antigos de máquinas industriais, com o advento da Internet, receberam também “recursos adicionais”, permitindo tal conectividade, abrindo muitas brechas de segurança.
E se esta infraestrutura sofresse um ciberataque e ficasse inoperante? Com certeza o caos seria instaurado no país. Por mais que tenhamos reservas de água, geradores fornecendo energia e um sistema provisório fornecendo gás para seu prédio, em breve isso acabará. O que você faria? Agora some isso a uma forte nevasca com temperaturas abaixo de zero. Seria o fim?
Cyberstorm, de Matthew Mather, lançado no Brasil pela Editora Aleph, é um daqueles livros que realmente prendem você do início ao fim. Com um enredo muito próximo da realidade, o livro mostra diversas situações envolvendo Mike, sua esposa Lauren, Chuck, Susie e outros, que lutam para sobreviver em uma Nova York sem água, energia, comunicação, vítima de um ciberataque de origem desconhecida.
Sacrifícios serão feitos, desafios serão vencidos. Em Cyberstorm, o instinto de sobrevivência fala mais alto. Coisas que antes nos preocupavam agora não fazem mais sentido.
Ate que ponto você aguentaria ficar sem comer e beber? E quando chegasse o momento, seria capaz de tudo para se saciar?
O governo está escondendo algo? O inimigo realmente existe?
Conspirações das mais mirabolantes são criadas por alguns fanáticos, na busca de uma explicação para tudo o que está acontecendo.
No climax, um personagem surge para ajudar a todos, sendo peça fundamental na salvação das vidas dos que vivem no prédio e das de centenas de americanos.
Cyberstorm guia o leitor por um caminho cheio de ação e tensão, onde a única regra é sobreviver, culminando em um final cheio de surpresas e emoções.
Como adquirir o livro?
Para adquiri-lo, basta acessar o site da Editora Aleph, clicando neste link.
Informações técnicas
Título: Cyberstorm
Autor: Matthew Mather
Tradução: Carolina Caires Coelho
Nº de páginas: 366
Preço de capa: R$ 69,90
Editora: Aleph
PS: Quando publiquei o review em 2015, o livro custava R$ 39,90! É… a inflação tá complicada hein…