Radioamadorismo e Hackers: uma combinação perfeita
O Radioamadorismo nunca sairá de moda. Entenda a relação com Hackers e como pode ser útil num possível apocalipse da Internet. :-)
No início deste ano, uma equipe do Khoury College of Computer Sciences da Universidade Northeastern, em Boston, provou que o complexo sistema de radionavegação de um avião poderia ser hackeado por meio um SDR (Rádio Definido por Software) de apenas 600 dólares ou menos (confira aqui e aqui).
O SDR (Software-defined radio) que pode ser comprado facilmente, foi utilizado para spoofar (falsificar) os sinais de rádio do sistema de instrumento de pouso (ILS) de um avião. E essa não foi a primeira vez que SDRs foram usados para demonstrar a vulnerabilidade de um sistema.
Em 2014, pesquisadores da Trend Micro usaram os SDRs para gerar uma série de mensagens falsas, variando de sinais de socorro a avisos de colisão no Sistema de identificação Automatizado usado por embarcações no mar.
O equipamento do Rádio Amador
Não são apenas os SDRs que podem ser utilizados em tentativas de hacking em larga escala. Saiba que até mesmo aquele equipamento básico utilizado pelo radioamador (o profissional que opera o equipamento) possui recursos que atrairão qualquer hacker com más intenções (ou não).
A reputação um tanto quanto saudosista que o radioamadorismo possui, é em grande parte merecida, já que um humilde equipamento desse pode servir como uma importante ferramenta em vários setores.
Embora os amantes do radioamadorismo e os programadores estejam há muito tempo cientes dos mais variados usos envolvendo rádio amadores, os hackers também estão usando a sua tecnologia, mas para fins menos honrosos.
O que sabemos é que nenhum equipamento de radioamador foi fabricado com a intenção de causar estrago estando em mãos erradas, mas ele pode facilitar o trabalho de pessoas com más intenções.
AX25, Packer Radio e Rede Mesh: o sonho de todo hacker
Embora as pessoas que entendam um pouco de tecnologia estejam até certo ponto familiarizadas com o TCP/IP, não podemos dizer o mesmo do protocolo AX25. O AX25 é um protocolo da camada de enlace de dados e é suportado pelo kernel do Linux há quase uma década.
Ao utilizar o AX25 em conjunto com uma estação do radioamador, você pode criar uma rede de computadores convencional sem ter que depender de conexões cabeadas, pois as informações trafegarão pelo ar.
Um operador de uma estação pode facilmente, utilizando nada além de seu equipamento de radioamador e um laptop básico, acessar a Internet até mesmo dos locais mais remotos possíveis. As possibilidades de hacking quase ilimitadas associadas a essas conexões remotas, são sem dúvida, o que fará o sangue correr mais rápido nas veias de um hacker.
O futuro do hacking relacionado ao radioamadorismo é preocupante
O fato de os SDRs poderem efetivamente assumir o controle de sistemas complexos de companhias aéreas não ser preocupante o suficiente, a mesma tecnologia também tem se mostrado eficiente para o hacking de modernos guindastes e até mesmo de implantes de desfibriladores cardíacos.
Os pesquisadores da Trend Micro descobriram que controles remotos de sete fabricantes usados para movimentar equipamentos industriais, como guindastes, podem ser facilmente manipulados por um SDR.
Esses controles remotos eram de fato, muito mais propensos a serem comprometidos do que um controle barato padrão de garagem. Apesar do avanço constante em relação a criação de sistemas que podem impedir tentativas de invasão, os hackers estão revolucionando sua própria tecnologia a uma velocidade muito maior.
O hacking tem sido parte de nossa sociedade impulsionada pela tecnologia por vários anos, e sem dúvida, continuará assim por muito tempo.
Embora nem todos os hackers utilizem a tecnologia de rádio em suas ações, o poder de um simples equipamento de radioamador em mãos erradas nunca deve ser subestimado. E levando para o lado bom da coisa, poderemos ter uma micro-Internet que nos ajudará durante um possível apocalipse “Internético”.
Créditos:
https://gbhackers.com/radio-tech-used-to-hack/
Conteúdo sobre comunicação de rádio em geral (Márcio Grassi Salvatti)
SDRs no Alibaba
https://www.alibaba.com/showroom/software-defined-radio.html
SDRs Receivers
https://www.amazon.com/slp/sdr-radio-receiver/efu4a4m4ejhp55c
Guia para montar um setup de SDR
https://www.rtl-sdr.com/rtl-sdr-quick-start-guide/
Packers Radio Network
https://en.wikipedia.org/wiki/Packers_Radio_Network
Protocolo AX25
http://penta2.ufrgs.br/tp951/cac_pro.html
AX25 e a Internet
https://memoria.rnp.br/newsgen/9710/n5-1.html
Redes Mesh
https://pt.wikipedia.org/wiki/Redes_Mesh
Boa tarde, Ricardo. Tudo bem? Permita-me um orientação que sempre damos em nossos grupos? Os termos corretos são radioamador e radioamadorismo, tudo junto, sem acento. "Radioamador" não é o equipamento, mas pessoa habilitada a operar estação do Serviço de Radioamador. Equipamento é a estação. Um abraço! Marcio Salvatti, PU2TSL.